domingo, 21 de fevereiro de 2010

Gramado e Canela: aventuras gastronômicas na serra gaúcha

Antes de mais nada, quero agradecer muitíssimo as dicas do Diego Fabris, do blog Destemperados, do qual sou fã desde que o descobri, quando procurava dicas de restaurantes em Santiago do Chile, nas vésperas do Carnaval de 2008. Na época, fomos a vários restaurantes indicados pelo pessoal do blog e aprovamos todos. Desde então, antes de viajar pra qualquer lugar onde os “destemperados” já tenham estado, vou consultar as dicas gastronômicas, que são completíssimas e ainda incluem o gasto médio por casal em cada restaurante citado. Mais uma vez, amamos as dicas e estamos passando as recomendações adiante, conforme vocês podem conferir a seguir…

Iniciamos nossa aventura pela Pastasciutta, uma verdadeira e aconchegante cantina italiana com curiosas luminárias feitas a partir de escorredores de macarrão. Adoro essas ideias inusitadas!

Achei super interessante a forma como as massas da casa nos foram apresentadas dentro dessa caixinha de madeira com divisórias e tampo de vidro. Escolhemos a mais grossinha na cor verde, feita com espinafre e, como recheio, optamos pelo molho de quatro queijos com escalopes de filé mignon.

Enquanto esperávamos pelo prato principal, fui até o balcão central e me servi de alguns antipastos deliciosos, com destaque para a sardella, o Grana Padano e a caponata de berinjela. Para acompanhar o jantar, Marcelo escolheu o vinho tinto da casa.

As massas são para duas pessoas, mas acho que servem até três ou quatro, dependendo do tamanho da fome. Confesso que a nossa não deu conta da panela toda!

A farta massa estava muito bem feita, temperada no ponto certo e nossa primeira experiência gastronômica na cidade foi aprovadíssima.

Para o segundo jantar, escolhemos o Bouquet Garni, restaurante francês que fica à beira do lago Joaquina Bier, onde acontece um show de luzes durante a alta temporada no final do ano. Pelas fotos que vimos, deve ser uma experiência incrível. Felizmente, como era baixa temporada e fomos os primeiros a chegar ao restaurante, conseguimos nos sentar na melhor mesa.

Fiquei apaixonada por esse lugar, lindo demais!!!! Cheguei um pouco antes do Marcelo porque ele esqueceu a carteira no hotel e precisou voltar no meio do caminho. Quando ele chegou ao restaurante e perguntou por mim, o maître respondeu que eu estava por lá tirando fotos. Muitas fotos!!!! Adorei a decoração, a iluminação, as cadeiras, as luminárias forradas com tecidos coloridos, as taças, os pratos, a simpatia e gentileza dos garçons.

Adoro o efeito de continuidade obtido por um espelho que ocupa toda a parede.

O teto envidraçado dá um charme especial às mesas que ficam na área que escolhemos para nos sentar. Também achei incrível o efeito proporcionado pela luz azul refletida na araucária.

Pedimos o couvert que constava de um tapenade de azeitonas verdes, duas canequinhas (fofíssimas, por sinal) com sopa morna de morango e alecrim, duas colheres com pastinha de ervas e uma espécie de casquinha de frutos do mar. Estava tudo ótimo, além da apresentação perfeita, que vocês podem conferir pela foto.

Não fomos criativos na hora de escolher o prato principal. Preferimos não arriscar muito e partilhamos uma fondue de queijos Masdam e Roquefort, que estava fantástica. Além do pão, tivemos como acompanhamento algumas batatas e brócolis al dente. Nunca pensei que fosse gostar tanto dessa mistura!

Pedimos Custard de lavanda como sobremesa. É uma espécie de creme brulée com aroma de lavanda. Não achei tão sensacional, mas foi uma experiência interessante principalmente porque amo lavanda, que é meu perfume preferido!

Levei pra casa o ramo de lavanda que fazia parte da decoração do prato, como recordação.

Na terceira noite fomos conhecer o La Caceria, que possui uma das únicas cozinhas especializados em caças nobres do país. Lá são preparadas receitas com carnes de javali, faisão, perdiz, coelho, pato, codorna, cordeiro e algumas opções de massas, peixes e risotos.

O lugar é muito aconchegante, tem iluminação suave, romântica e fica dentro do hotel Casa da Montanha. É uma excelente opção para um jantar a dois!

O La Caceria é membro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, o que permite ao cliente que saborear o Prato da Boa Lembrança, levar de presente um prato de cerâmica pintado a mão.

Como sou designer, sempre reparo em peças gráficas e nesse caso, gostei muito da criação/diagramação/impressão do cardápio do restaurante. Grande e encorpado, ele continha belas fotos de detalhes da decoração do ambiente.

Pedimos o couvert que veio com pães variados, manteigas aromatizadas, um patê delicioso de carne defumada, queijo sansoe e cogumelos à provençal. Adorei esse mimo oferecido às mulheres que frequentam o restaurante: um pequeno guardanapo de papel com indicação de que deve ser usado para a retirada do batom. Vi essa peça em dois restaurantes em Gramado mas nunca tinha visto no Rio.

Marcelo, eu e nossos pedidos recem-chegados à mesa.

Pedi o “Mato queimado”, prato de faisão feito no forno com molho de cogumelos da região acompanhado de um risoto leve e saboroso. Foi a primeira vez que comi faisão na vida e já estou louca pra repetir o feito. O prato foi um dos melhores que experimentei na viagem! Simplesmente fantástico!!!!

O Marcelo pediu a Paella de frutos do ar, que já tinha me conquistado pela criatividade do nome. Trata-se de uma releitura do prato tradicional com perdiz, codorna, faisão, pato e fois gras servidos com legumes e especiarias.

Se preferíssemos comer as carnes de caça com as mãos, havia à nossa disposição um bowl contendo água aromatizada com limão e pétalas de rosas. Simpático, não?

E essa sobremesa maravilhosa? Alguém adivinha do que se trata? Era uma trouxinha de massa fininha tipo crepe, recheada com creme de amêndoas e sorvete com molho quente de chocolate com pimenta, que vinha também em uma canequinha à parte.

A trouxinha veio amarrada com um pequeno laço e servida em uma casquinha crocante de caramelo… hummmm, acho que eu comeria essa sobremesa todos os dias sem enjoar nunca! Perfeita!!!

E vejam só minha declaração de “Fã dos Destemperados” aqui na ficha que preenchemos ao final do jantar? O blog é realmente minha principal fonte de consulta sobre restaurantes. Os caras são muito bons!!!!

Na nossa última noite na cidade, foi a vez de experimentarmos a cozinha mediterrânea do La Table D´Or, restaurante por onde passamos durante o dia e pudemos conferir o cardápio criativo afixado na entrada.

Logo na ante-sala do restaurante, esse espelho veneziano e o conjunto de mesas e cadeiras altas e pretas me chamaram a atenção. Esse espaço serve como uma sala de espera, mas como de costume, fomos os primeiros a chegar e havíamos feito reserva.

Então fomos direto para a nossa mesa, que ficava próxima a uma das janelas, como eu havia solicitado. A decoração do restaurante é lindíssima e uma luz bem suave deixa o espaço mais intimista e romântico.

O couvert chegou antes de decidirmos o que pediríamos, mas depois de ler os pratos que estavam no Menu Degustação, preferi não tocar em nada porque sabia que teria uma tarefa “árdua” pela frente. A canequinha fofa contendo um caldinho de alho-poró era uma espécie de cortesia antes da entrada.

O Marcelo pediu o Menu Sugestão com três opções de prato de entrada, principal e sobremesa e eu ousadamente pedi o menu mais completo, que vinha com porções um pouquinho menores de todas as opções. Nas fotos acima, vocês podem ver o coquetel de camarões com saladinha de alface e tomate e o cogumelo Paris recheado com pasta de cogumelos, Sauvignon Blanc, parmesão, requeijão e ervas finas. Tudo beeeeeem gostoso!

O Marcelo não come frutos do mar e pediu o único prato de carne do Menu Sugestão. Já meu primeiro prato foi camarão rosa grelhado com trufa de ricota e nozes e trufa de mussarela e manjericão ao molho quatro queijos.

O prato do Marcelo era filé mignon com crocante de alho-poró acompanhado de penne com molho cremoso.

Esse é o close do meu primeiro e delicioso prato principal.

Logo a seguir, experimentei o filé mignon com molho de morangos acompanhado de penne ao molho cremoso. Adorei o sabor adocidado do molho, a carne macia, suculenta e a porção farta. Pensei que por se tratar do Menu Degustação, as porções seriam minúsculas… estava completamente anganada!

Meu terceiro prato principal também era feito com camarões e molho cremoso, mas não lembro quais eram os demais ingredientes e infelizmente não encontrei o cardápio no site do restaurante… mas estava uma delícia, temperado à perfeição!

Para a sobremesa, eu pedi o creme brulée de pistache e o Marcelo optou pelo de creme. E eu ainda tinha direito a um doce de leite caseiro que se assemelhava mais a uma ambrosia. Os doces estavam deliciosos, e eu, completamente satisfeita!

Na foto acima, eu e o simpaticíssimo Chef Paulo Gradin, que fez questão de cumprimentar todos os clientes do restaurante e sabia até o meu nome! Nossa última noite na cidade foi inesquecível, não só por conta do jantar delicioso e farto, mas também graças a toda a equipe super atenciosa do La Table D´Or. Fomos extremamente bem recebidos e adoramos a experiência. Outra coisa: o preço é justíssimo!

No dia seguinte pegamos o ônibus para Porto Alegre que saiu às 14:15h, mas antes disso, passamos no Il Piacere para provar uma de suas famosas pizzas feitas no forno à lenha. Enquanto no Rio o calor chegava aos 42 graus, em Gramado os termômetros marcavam 16 e eu pude aproveitar o friozinho para fazer a estréia do sobretudo pink que comprei na cidade por, pelo menos, 1/3 do preço que pagaria por uma peça similar no Rio. Eu e Marcelo estamos com uma viagem de férias marcada para Abril e esse casaco será bem útil…

Na foto acima, Marcelo analisava o cardápio enquanto eu tratava de fotografar o ambiente aconchegante e rústico, com muita madeira, vidro, cimento queimado e decorado com flores secas que pendiam de um aramado preso no teto do salão.

Repararam no charme da cortina feita de fuxico branco? E na pizza de mussarela, presunto de Parma, rúcula, tomate seco e Grana Padano? Uau, foi um mix de sabores que deu super certo! Pedimos duas jarrinhas com o vinho da casa e saímos de lá muito satisfeitos.

E vocês pensam que nossas aventuras gastronômicas na serra gaúcha terminaram por aqui? Pensei que daria pra colocar tudo num texto único, mas que nada! Ainda falta falar das cervejas artesanais que experimentamos, todas fabricadas no sul do país. Mas este é assunto para um próximo post.

Ah, só pra finalizar: essa foi minha primeira viagem ao Rio Grande do Sul e amei a extrema simpatia e educação com que fomos recebidos pelo povo gaúcho. O sotaque deles é o meu preferido dentro do Brasil e confesso que já tive até um namoradinho gaúcho que me conquistou por causa do modo de falar, hehehe!

Um beijão e uma semana incrível pra vocês!!!!